terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aquilo que é fala mais alto



"Aquilo que somos fala tão alto que as nossas crianças podem não ouvir aquilo que dizemos"

Enquanto pais somos o modelo que as nossas crianças usam para se orientar nesta realidade,somos a referência delas para as suas duvidas e isso acontece sobretudo através das nossas atitudes, dos nossos comportamentos.

A velha máxima do "olha para o que eu digo e não para o que eu faço" já não tem grande impacto nelas, pois elas precisamente olham mais para o que fazemos e estão sempre atentas em todas as situações em que assistem os pais a interagir, seja com eles e também com as outras pessoas.

Logo querendo o melhor para os seus filhos, deve começar por querer o melhor para si, é cuidando de si que começa o cuidado dos seus filhos. É conhecendo-se melhor e percebendo aquilo que o move, qual o seu propósito de vida que melhor estará preparado para orientar os seus filhos nesta grande aventura que é crescer.

O seu desejo de que os seus filhos sejam felizes começa a concretizar-se com a sua felicidade, em vez de pensar que pode sacrificar a sua felicidade por forma a criar as melhores condições para que os seus filhos venham a ser felizes no futuro.Seja feliz agora e veja como eles são muito mais felizes também, agora e não algures no futuro.

Se andar sempre desanimado, sentindo-se como uma vítima das circunstâncias, criticando tudo e todos, achando que nada pode fazer para melhorar a sua vida e que tem de se esforçar muito e ainda assim não consegue sair do mesmo sítio, é esse o exemplo que está a dar aos seus filhos

Investindo no seu autoconhecimento verá que é o responsável máximo pela sua vida, que mais importante que aquilo que lhe acontece está a forma como reage ao que lhe acontece e que possui em si todos os recursos para fazer face a qualquer desafio que a vida lhe proponha.

Os seus filhos são um bom indicador que pode usar para se conhecer melhor, ou seja, a forma como o comportamento deles mexe consigo, a forma como se consegue  controlar ou não face a esses comportamentos, são excelente dicas sobre aspectos seus que precisa lidar.

E na medida em que conseguir manter uma atenção plena começara a encontrar a conexão entre todos os aspectos da sua vida, pois nada acontece por acaso, tudo acontece por um motivo e só estando plenamente presente saberá qual é e poderá lidar com isso.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Os pais também erram


Como escrevi no post anterior a parentalidade é o melhor curso de autoconhecimento, os filhos que temos são como são, não é por acaso. Os desafios que eles nos vão colocar servem para que possamos despertar a nossa consciência, para que possamos evoluir e crescer em conjunto.

Um dos maiores medos enquanto pais que temos, principalmente no primeiro filho, é de sermos capazes de fazer bem as coisas, de darmos uma boa educação aos filhos. E em certa medida, de corresponder às expectativas e pressões da sociedade sobre o que é ser bons pais, começando pelas pessoas que são mais próximas, os familiares, que terão sempre uma opinião pronta a dar sobre o que é o melhor e o que resulta.

E no entanto nada há a temer, todas as opiniões são isso mesmo opiniões, podendo alguma delas ser 
úteis, mas quem o tem de decidir são os pais, verem aquilo que melhor lhes serve em cada momento. 

A educação é um processo, é um trabalho em curso inacabável, pois seremos pais para toda a vida e sim, iremos errar ao longo deste processo. Mas a questão não está em errar ou não, mas sim qual é a nossa reação aos nossos erros.

Se nos deixarmos paralisar pelos erros, se nos focarmos em demasia nos mesmos perderemos o ensinamento que  eles nos trazem. Pois os pais perfeitos não são os que nunca erram,mas sim aqueles que aprendem com os erros e constroem sobre eles com amor.

Esta é a condição fundamental de uma educação positiva, o amor incondicional, tendo ele sempre presente tudo o resto tomará o seu curso natural. Outro aspecto importante é o modelo que somos para os nossos filhos, eles aprendem mais pelo nosso exemplo que pelo que lhes dizemos.

Lembre-se que mais importante que aquilo que lhe acontece na vida, está a forma como reage ao que lhe acontece, pois esta reação é da sua inteira responsabilidade e controle. E quanto mais ciente de si estiver, quanto melhor se conhecer, mais presente para os seus filhos estará.

Pais mais conscientes criam filhos mais conscientes, logo mais felizes e melhor preparados para lidarem com os desafios que a vida lhes colocará.

Assim relaxe, deixe de se preocupar sobre a forma como tem educado,se é da melhor forma ou não e escolha agora estar presente em cada momento pelo que ele é, ficando mais consciente permite que as respostas que lhe são inatas,que são parte da sua essência, surjam quando precisa delas.