segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Palmada, sim ou não?


Será a palmada uma solução para lidar com um comportamento do seu filho que não lhe agrada, que lhe parece incorreto?

A resposta é sim se pretender terminar com o comportamento dele de imediato, pois sendo você mais forte irá subjugar com facilidade e através do medo o comportamento do seu filho.Assim se pretende uma solução rápida e eficaz a palmada é uma opção.

Contudo se aquilo que pretende é educar o seu filho, então a palmada nunca é uma boa solução, é certo que uma palmada não acarreta nenhum trauma para a sua criança, não a vai impedir de ser feliz por causa de uma palmada, a questão aqui é outra, é a ideia de educação, de mensagem que transmite ao seu filho.

Aquilo que lhe diz é que o mais forte impõe a sua vontade face ao comportamento dos outros, sem levar em conta aquilo que os outros pensam, aquilo que os outros consideram certo ou errado.Como já disse em posts anteriores na perceção da criança o seu comportamento, que é incorrecto para nós, não o é para eles.

Eles não consideram, de acordo com o seu nível de consciência, que o seu comportamento não seja o adequado. E se aquilo que pretendemos é que eles mudem esse comportamento que consideramos errado, é essencial que eles sejam nossos aliados, ou seja, que o façam porque entendem que o devem fazer e não porque tem medo da nossa reação enquanto pais, porque temem levar uma palmada.

Porque se eles mudam porque percebem que determinado comportamento não é o mais acertado, quando se apanharem em situações idênticas e em que os pais não estejam presentes, eles tomarão por mote próprio a decisão de se comportar da maneira adequada.

Quando são condicionados pelo medo, em situações idênticas em que não estejam vigiados voltarão a repetir aqueles comportamentos que havíamos reprimido antes e até com mais vontade.

Dai que palmadas sim ou não? Depende de uma escolha de cada Pai e do tipo de educação e valores que queira transmitir aos seus filhos, se optar por uma educação positiva, então as palmadas estão fora de questão, até porque são legalmente consideradas crime, mas mais do que isso deve resultar de uma escolha consciente dos pais por respeitar na integra um ser de pleno direito que é uma criança, pois estas não são propriedade dos pais, para estes disporem a seu belo prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário