terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que as crianças querem

As crianças apenas querem o amor e a atenção dos pais e fazem tudo para os obter na maior quantidade possível.Por vezes a única forma que encontram é através das birras e de comportamentos que os pais consideram errados, mas elas só os fazem por que desse modo obtém a atenção que desejam, logo a melhor solução para esses comportamentos vai muito para além do castigo, pois este não ensina, não educa, aquilo que resulta de verdade é o fortalecimento da conexão, é a empatia. Quanto mais presente estiver para  os seus filhos maior será a conexão e a segurança deles no seu amor incondicional.E estar presente não implica estar sempre com eles, mas sim que quando está com eles está verdadeiramente presente, num verdadeiro tempo de qualidade em vez de quantidade.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Assertividade parental

Assertividade parental é importante como orientação, é importante que as nossas crianças tenham regras e que saibam que quebrar essas regras induz consequências.As regras existem para que as pessoas saibam respeitar o espaço de cada um, saibam ser empáticas com quem está ao seu redor, seja em que circunstância for, em casa, na escola, noutro local público ou privado. Quando existem regras e estas não tem que ser rígidas, mas sim entendidas pelas crianças e sim por vezes eles quebram essas regras e não tem mal nenhum, desde que eles as compreendam e saibam que ao quebrarem terão de lidar com as consequências e estas deverão ser adequadas nunca desproporcionais aos atos cometidos.Mas a regras ajudam à auto-confiança da criança.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lidar com as emoções

Cuidar das nossas emoções enquanto pais, saber atender às emoções que surgem em nós, saber reconhecer aquilo que sentimos e gerir essas emoções sem nos deixarmos afundar nessas emoções, pois as emoções acontecem em nós ,mas não nos definem. E dessa forma seremos o exemplo que os nosso filhos podem ter como referencia para aprenderem a lidar com as suas emoções, começando sempre por saber reconhece-las e lidar com elas, tendo junto dos pais um porto seguro para se exprimirem totalmente sem constrangimentos e saberem que por vezes temos dificuldade em lidar com o que sentimos e que é normal e que podemos aprender a gerir as nossas emoções.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prenda de S.Valentim


A prenda do dia de S.Valentim e da amizade, que recebi da minha princesa de 7 anos e contendo a seguinte inscrição em inglês "Friends are a little bit of heaven right here on earth." , os amigos são um pedaço do céu aqui na terra.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mascarar

O Carnaval é uma festividade muito apreciada pela pequenada onde eles podem extravasar a sua imaginação  para a realidade, onde podem assumir por inteiro os mais diversos personagens e torná-los reais e quando os adultos acompanham nessa brincadeira, a alegria esfuziante das crianças dispara.E como é bom permitir-se ser criança junto da sua criança e desfrutar em pleno desses momentos. Brinque muito, solte a sua criança interior e deixe que ela se mascare também.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tornar mais simples

A vida dos pais torna-se muito mais simples quando aceitamos os nossos filhos como eles são, em vez de os tentar moldar aquilo que achamos que é o ideal para eles.Simplificamos também quando estamos recetivos a tudo aquilo que eles nos ensinam sobre quem somos, a tudo aquilo que mexe connosco e de que forma o sentimos, se o permitirmos o autoconhecimento cresce e melhor preparados estaremos para viver em pleno a nossa vida.E dar um exemplo que possa servir de modelo para eles seguirem se assim tiver de ser.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Segurança na internet

Hoje é um dia dedicado à segurança na internet para as crianças, é importante cuidar da segurança dos seus filhos quando frequentam a internet e falar com eles sobre os cuidados a ter quando se navega na internet e na interação que eles estabelecem com outros utilizadores, principlamente desconhecidos, assim saber aquilo que eles publicam e partilham na internet.

Deixo aqui um link para um manual de literacia da internet para educadores.
http://www.seguranet.pt/files/manual_literacia.swf

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Compreender

Compreender as nossas crianças procurando ver a realidade tal como elas a vêem, lembrando sempre que elas estão a crescer que o seu nível de entendimento é diferente do de um adulto, não podemos exigir um comportamento de adulto a uma criança e quando esta tiver um comportamento que consideramos desadequado devemos dizer-lho criticando o comportamento e não a criança em si. Cuide da sua criança com amor e terá de corrigir menos vezes o seu comportamento.