Ser entendidos pelos pais é essencial para os nossos filhos, eles desejam ver validados os seus sentimentos e assim perceberem que não estão sozinhos, que as suas emoções, aquilo que sentem é reconhecido pelas pessoas que mais amam na vida, que na verdade é todo o seu mundo, ou seja, os pais.
Através desse compreensão por parte dos pais eles aprendem a processar as suas emoções e a ampliar os seus recursos para fazer face ao mundo onde vivem e acima de tudo a saberem lidar com o que se passa dentro deles, vivênciando-o em segurança e podendo partilha-lo com os pais para uma melhor compreensão.
Pois crescer é difícil por vezes,acontecem as chamadas dor de crescimento e eles sentirem que os pais os entendem, que os amam incondicionalmente como eles são, que os pais estarão sempre lá para eles, dá-lhes uma segurança para que cresçam mais felizes e confiantes.
Aos pais cabe criar um espaço seguro para que eles se possam expressar livremente, sem constrangimentos, que eles percebam que o que quer que estejam a sentir, e que por vezes pode ser assustador, não o tem de enfrentar sozinhos que tem os pais para os apoiar e orientar nessa grande aventura que é descobrirem quem são e qual o seu lugar no mundo, primeiro no seio da sua família e depois no mundo exterior.
E entender os nossos filhos passa por fortalecer a ligação com eles, em vez de os julgar apenas pelos seus comportamentos, que podem ser errados na nossa perceção, mas que o não são aos olhos deles. E aqui a forma como reagimos a esses comportamentos é essencial para que eles sintam se estão a ser compreendidos ou não pelos seus pais.
.jpg)
É bom eles saberem que tem um porto seguro onde eles podem ser quem são, sem que tenham de esconder o que sentem e o que pensam com medo de eventuais represálias que possam sofrer.
E quanto melhor entendermos os nossos filhos melhor entenderemos quem nós somos também, pois todos estamos ligados e as dúvidas dos pais também se refletem nos filhos e lidando com isso, todos podem crescer elevando o seu nível de consciência.
Sem comentários:
Enviar um comentário