sexta-feira, 29 de junho de 2012

Amar a natureza, amar os animais.


É importante ensinar os nossos filhos a respeitarem a natureza e os animais, fazendo-os ver que existem outros seres vivos para além dos seus semelhantes e que todos em conjunto fazem parte desta grande casa de todos nós que é o planeta Terra.

Os animais são mais que meros adereços que enquanto são úteis se usam e depois são abandonados,por vezes acha-se engraçado ter um animal doméstico,mas deve-se ter em atenção que eles precisam de atenção,de carinho e cuidado antes de procurarem obter um animal.

Para melhor educar os nossos filhos podemos promover o seu contacto desde cedo com a natureza e os animais que dela fazem parte, por exemplo através de passeios na natureza, dando-lhes a conhecer os diferentes tipos de animais que existem em cada habitat.

Mesmo nas cidades existem muitos animais que as habitam e que por vezes passam despercebidos da maioria, como diferentes tipos pássaros, as formigas, joaninhas,  e os mais familiares cães e gatos.Locais como o Parque da cidade do Porto,existem equipamentos semelhantes noutras cidades, possuem animais que são mais raros de ver nas cidades como os patos,gansos,rãs, etc e diferentes tipos de árvores e plantas.

Mais uma vez reforço que a forma como os pais tratam os animais e como lidam com a natureza, será da maior influência para os filhos, pois eles aprendem mais pelo exemplo que lhes dá-mos.

Aproveitem o verão e façam programas em contacto com a natureza como por exemplo fazerem caminhadas e/ou fazerem piqueniques.Divirtam-se em conjunto fortalecendo a conexão e a expressão do amor incondicional.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dance com a vida,dance com as suas crianças.



A vida é uma dança constante, tem um ritmo próprio e só te é pedido que entres nos ritmo e te divirtas em cada momento.Aprende com as crianças a alegria de viver, aprende com a espontaneidade que elas colocam em tudo o que fazem e a simplicidade com que o fazem.

A vida é simples nós é que temos a tendência de a complicar, extrapolando o que acontece para lá do que acontece, exagerando as consequências e criando cenários sobre o que pode surgir a partir dai.Na realidade aceita a vida como ela é.

E para a aceitar como ela é vive o momento presente, que é o único onde vives de facto, pois o passado já foi e não o podes alterar faças o que fizeres,por isso deixa-o estar onde está, restando-te retirar o melhor ensinamento possível dele sem te agarrares ao que aconteceu.

Já o futuro existe apenas como um pensamento na tua mente, pois quando ele ocorrer será presente.Assim deixa de te preocupar com o futuro, teu e principalmente dos seus filhos e concentra-te em viver em pleno o presente, pois é nele que constróis o futuro.São as tuas ações hoje que preparam aquilo que vais viver também no futuro, logo para cuidares do futuro dos teus filhos é hoje que deves agir dando o teu melhor, dando o melhor de ti aos teus filhos.

Sendo um exemplo que eles possam ter, sendo um modelo que sirva de referencia para o estilo de comportamento e atitude que desejas que eles tenham ao longo da vida deles.E aqui é importante ressalvar isto mesmo a vida deles, só eles a podem viver, nós enquanto pais apenas os podemos orientar para aquilo que achamos que é melhor,mas cabe-lhes a eles assumirem a responsabilidade das suas vidas e perceberem desde tenra idade que são eles os donos das suas vidas e que terão de viver com as consequências das suas opções.

Fortalece a conexão com eles para que eles saibam que podem contar sempre contigo, não importa quais sejam as opções que eles façam, hoje e sempre. Deixa que eles saibam que o teu amor é incondicional, mesmo quando não estás de acordo com eles,quando não lhes fazes as vontades todas.Mas que estarás sempre lá para eles.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Divirta-se e seja o exemplo a seguir.



Brinque com as suas crianças, dancem com um sorriso, libertem essa energia.Fomentem assim a conexão permitindo-se ser criança também,pois a sua criança interior está ai, dentro de si, ela não desapareceu.Dê-lhe a sua atenção e liberte-a para brincar, pois a vida é demasiado importante para ser levada muito a sério.

Seja um exemplo de alegria e felicidade que deseja ver refletir-se na vida dos seus filhos, pois aquilo que todos os pais querem para os seus filhos é que eles sejam felizes, mas se eles o virem sempre a reclamar da vida,sempre zangados com a vida, é essa a referencia que eles tem sobre a vida.

E as dificuldades que a vida nos coloca, eu prefiro chamar-lhes de desafios, esses desafios serão melhor superados se tivermos um atitude positiva, e isto não implica que estejamos sempre alegres e esfuziantes,mas implica que a forma como lidamos com os desafios da vida é no sentido de retirarmos o melhor de cada situação, de estarmos recetivos a extrair a lição que sirva como aprendizagem e possamos evoluir com os acontecimentos da nossa vida.

A nossa atitude faz toda a diferença para sermos o melhor exemplo para os nossos filhos,para que eles próprios encontrem o melhor uso para os recursos internos que possuem,por forma a viver a plenitude das suas capacidades.

A vida pede de nós que estejamos do lado das causas ou do lado das consequências, escolhendo o primeiro escolhemos ser lideres da nossa vida,escolhemos extrai o melhor de cada situação e contribuir para o bem geral de todos.

Escolhendo a segunda escolhemos ser vítimas das circunstâncias, escolhemos ser menos do que aquilo que é o nosso potencial, escolhemos desresponsabilizarmos-nos da nossa vida e ser apenas mais um a ver a carruagem a passar.

Alimente a melhor atitude dos seus filhos para que eles possam retirar o máximo de cada momento, para que possam expressar o seu melhor em cada situação,desfrutando da vida em pleno.