quinta-feira, 4 de outubro de 2012

5 Ideias para uma melhor parentalidade


Acredito que todos os pais fazem aquilo que julgam ser o melhor para os seus filhos, de acordo com as suas crenças, de acordo com o seu nível de consciência.

Deixo de seguida cinco ideias que podem ajudar a melhorar a sua missão parental:

1 Deixe de se culpar por não ser o pai/mãe perfeito/a
A culpa não ajuda a ser melhor,pelo contrário faz com que desvie a sua atenção do momento presente e deixe de ter atenção plena ao que acontece na sua relação com os seus filhos. A parentalidade não é estática, é um trabalho em curso e quanto mais pratica, melhor vai usando os recursos naturais que tem para dar aos seus filhos aquilo que eles precisam de si. E os erros que cometeu fazem parte desse processo e só são impeditivos se deixar que a culpa se instale e o impeça de ser o melhor que sabe.

2 Cuide de si
Só estando no seu melhor poderá dar o seu melhor aos seus filhos, se se desleixar, se descarregar as suas baterias a cuidar dos outros antes de si quando se der conta não terá mais para dar. Tal como avisam nos aviões, em caso de emergência, para colocar primeiro a máscara em si e depois ao seu filho, porque se perder os sentidos não o poderá ajudar. No seu dia-a-dia também é assim, cuidando de si estará em melhor condições para cuidar dos seus filhos.

3 Aceite o seu filho como ele é
Os filhos são seres de pleno direito, tem a sua personalidade e por vezes os seus gostos revelam-se diferentes daqueles que achamos que seriam mais adequados, daqueles que desejaríamos que eles tivessem e como todos os seres humanos também eles tem, no nosso julgamento, imperfeições.Mas é pela forma como lidamos com essas imperfeições que melhor os podemos educar na tolerância e no amor incondicional. Pois o ser diferente não significa ser pior ou menos merecedor de respeito e amor.

4 Use a empatia antes de reagir 
Antes de reagir aos comportamentos dos seus filhos procure que a empatia surja primeiro, isto é, procure ver do ponto de vista deles, aquilo que os levou a comportarem-se daquela forma.Pois aquilo que consideramos errado não o é para eles, não o é para o nível de entendimento que a idade deles lhes permite ter. Colocando-nos no lugar deles iremos reagir de uma forma mais empática reforçando a conexão com eles, pois eles sentem-se mais compreendidos.


5 Controle as suas emoções
Quanto mais controle emocional tiver melhor preparado estará para lidar com os comportamentos que considera menos adequados dos seus filhos. Por outro lado o seu estado emocional condiciona o seu ambiente,estando ai incluído o comportamento dos seus filhos, quando se sente desgastada emocionalmente, quando anda mais "zangada" com a vida, a sua realidade irá espelhar isso mesmo, pois como seres energéticos que somos, estamos todos interligados. Para além de que ele aprendem mais pelo exemplo que lhes damos e se soubermos controlar as nossas emoções estamos a ensinar-lhes a lidar com as suas emoções também.



Sem comentários:

Enviar um comentário