quarta-feira, 2 de maio de 2012

A birra dos pais


As crianças usam as birras para comunicar quando se sentem frustradas com determinada situação com que não conseguem lidar, ou que não conseguem perceber e a única forma que encontram naturalmente de reagir é através das birras,seja chorando,seja berrando,seja esperneando.

Aquilo que elas estão a fazer de verdade,através da birras,é um pedido de ajuda.Querem ajuda para lidar com algo que não compreendem e não sabem como fazer e então usam aquilo que tem.É uma reação de luta ou fuga, a mais primitiva reação dos humanos,sem exceção.

E a resposta dos pais às birras dos filhos pode agravar as mesmas ou ser uma orientação de aprendizagem e crescimento.

Quando a reação dos pais é perderem a cabeça com as birras dos filhos e serem agressivos,seja verbalmente,seja até fisicamente.Isso nada mais é do que uma birra por parte dos pais,como não conseguem lidar com a situação,como não percebem o ponto de vista dos filhos ao terem aquela reação, então usam aquilo que tem, ou seja o facto de serem mais fortes e exercem essa força.Seja moral,mental, seja a própria força física.

E ao cederem a esse tipo de reação só reforçam o exemplo, que os filhos apreendem, para fazer mais do mesmo na próxima oportunidade.

Como se pode lidar então com estas situações, em primeiro lugar deveremos manter a calma,se não for possível de imediato,devemos-nos acalmar primeiro e depois lidar com a situação.Isto sempre que não estiver em causa  segurança das crianças,se for esse o caso,devemos garantir que primeiro fiquem em segurança.

Nós somos os adultos, não é suposto serem as crianças a manterem a calma primeiro para saberem lidar com a situação.Elas ainda não estão suficientemente desenvolvidas para entenderem as situações como os adultos,mas o adultos tem o entendimento para perceberem que as crianças veem o mundo de forma diferente, pois ainda estão a aprender a se conhecerem e a aprenderem a lidar com o mundo.

Elas aprendem sobretudo com o exemplo dos pais, logo a nossa reação às suas birras estabelecem um padrão de comportamento para elas.


E sim, os pais são humanos,também tem as suas fragilidades e momentos de incerteza e de desorientação, mas nunca devemos descarregar nas crianças isso mesmo.De facto,devemos aproveitar essas situações de birra das crianças que mexem tanto connosco para fazermos uma auto-analise e tentar perceber porque que é assim.
O que aquilo nos quer dizer, que aspetos em nós temos de trabalhar, pois a realidade é um espelho do nosso interior e tudo aquilo que acontece é um reflexo de situações que ignoramos ou preferimos ignorar e que quanto mais depressa lidarmos com elas melhor será a nossa vida e de todos aqueles que fazem parte dela.

Mas acima de tudo a melhor forma de lidar com as birras é com amor incondicional,fazê-los ver que estamos lá para eles,para os ajudar a lidar com o que não entendem, que os apoiamos, mesmo quando não concordamos com o que fazem ou não os deixamos fazer tudo o que querem. Que o vemos como eles são e que os aceitamos como eles são.O amor é a resposta a todas as duvidas,sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário