sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inteligência Emocional


A inteligência emocional tem a ver com a capacidade de reconhecer e lidar com as emoções e isso pode ser treinado e ensinado desde cedo. E recordando um dos aspectos mais importantes da educação, que é o dar o exemplo, a forma como enquanto pais lidamos com as nossas emoções é o maior ensinamentos que podemos dar aos nossos filhos.

Os estados de espírito dos pais refletem-se também nos comportamentos dos filhos,senão repare naqueles dias em que está mais alterado,seja porque o seu dia correu menos bem no trabalho,nesses dias as crianças parecem que teem comportamentos que consideramos menos adequados,como que tudo estivesse contra nós.

Por isso quanto melhor souber reconhecer as suas emoções e lidar com elas, mais os seus próprios filhos estarão habilitados a lidarem consigo mesmos.

É importante perceber que por exemplo quando as crianças fazem birras, isso é uma forma de elas comunicarem com os pais,dizendo que estão com dificuldade em lidar com o que estão a sentir,estão com dificuldade em lidar como determinada situação que esteja a ocorrer em redor delas e a única forma que encontram para o expressar e chamar a sua atenção é fazendo birras.

E se nós enquanto pais os recriminamos e os impedimos de se expressarem , isso só reforçará a sua sensação de incompreensão e por vezes uma ideia de que algo está errado com eles.

Se por outro lado usarmos a empatia para lhes fazer crer que os entendemos,que estamos ao lado deles para os apoiar e garantir que os amamos incondicionalmente.E que faremos tudo o que nos for possível para os orientar no melhor caminho,para que se conheçam perfeitamente,para que encontrem um espaço seguro onde possam se expressar livremente.

E que por vezes existem sensações que desconhecemos e não sabemos como lidar com elas,mas que isso faz parte do processo de crescimento,mas que não devemos as recear mas sim partilha-las com aqueles que nos são mais próximos  e que fazendo-o aprendemos a crescer saudavelmente.

Que a melhor forma de lidar com o desconhecido é primeiro reconhecer o que está a acontecer,observar a forma como isso nos afecta,que tipo de sensações estamos a vivenciar,expressar-las. E depois lidar com elas da forma que for mais adequada a cada situação,dando a conhecer às crianças que não teem de lidar com isso sozinhas, que estamos lá para elas.

Sem comentários:

Enviar um comentário