quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ensinar a alegria de viver



Como em tudo na educação dos nossos filhos é pelo exemplo que melhor lhes podemos transmitir aquilo que gostaríamos que eles aprendessem.E como será desejo de todos os pais, que os seus filhos sejam felizes, que encontrem sempre a alegria de viver, a melhor forma de o fazermos é sendo um exemplo vivo disso mesmo, é mostrando-lhes a nossa alegria pela vida, a nossa alegria por cada momento partilhado com eles.

E a alegria de viver passa pela tomada de consciência que somos os donos da nossa vida,que possuímos em nós todos os recursos para criarmos a vida que desejamos viver.

Isto não significa que a vida seja apenas um mar de rosas,pois as dificuldades podem surgir ao longo da nossa caminhada,mas o mais importante é que eles saibam que podem fazer de cada dificuldade um desafio para se superarem,para se conhecerem melhor.

Os desafios que a vida nos coloca servem para que despertemos para o nosso potencial interno,para que possamos elevar o nosso nível de consciência, tendo a certeza de que aconteça o que acontecer estaremos preparados para lidar com isso,pois de outra forma não aconteceria.

E ainda, ter a consciência que em cada desafio surge também a solução para o mesmo,aquilo que nos é pedido é que estejamos recetivos a ver essa solução,pois se estivermos focados apenas nos problemas,aquilo que teremos é mais problemas,se por outro lado procurarmos as soluções, veremos as soluções surgirem, mesmo nas formas mais inesperadas.

A alegria de viver passa por lhes ensinar a não perderem a capacidade de sonhar,a alimentarem a sua imaginação,mesmo à medida que vão crescendo, pois a vida é demasiado importante para ser levada a muito a sério.

Para crescerem e serem adultos responsáveis, não implica que tenha de ser cinzentos, que tenham de ser sisudos, podem sorrir, podem escolher ver o lado colorido da vida, pois o arco íris só surge da conjunção do sol com a chuva.Significando isto que mesmo dos momentos menos bons podem surgir coisas muito belas e construtivas.

Ajudem os vossos filhos a sonhar, a imaginar a vida que desejam viver em cada momento, deixem que eles sejam os réis e rainhas, que sejam aquilo que a imaginação deles os permitir ser,não há limites para a imaginação,apenas os adultos que já se esqueceram de como era ser criança,julgam que possuem limites e se deixam diminuir por eles.

Brinquem mais com os vossos filhos e voltem a ser crianças de novo,deixem a vossa imaginação voar até ao infinito e mais além.

Sem comentários:

Enviar um comentário