segunda-feira, 3 de setembro de 2012

4 Aspectos a aprender com os filhos


"É tipo divertido fazer o impossível"


Enquanto pais temos muito a aprender com os nossos filhos, eles ajudam-nos a reconectar com a nossa criança interior, ajudam-nos a valorizar aquilo que é mais importante na vida, e que é a nossa relação com aqueles que amamos incondicionalmente. Aqui ficam quatro aspectos que podemos aprender com os nossos filhos:

1 Olhar a criança interior
A criança que um dia fomos continua a viver dentro de nós, o adulto que somos pensa que para ser levado a  sério tem que estar sempre sério.Mas a diversão e a boa disposição não implicam que sejam menos profissionais ou menos respeitáveis, pelo contrário a nossa boa disposição pode facilitar a nossa interação com os demais e melhorar os nossos resultados.

2 O mais importante na vida
Aquilo que mais importa na vida não são os bens materiais que acumulamos, nem a notoriedade que alcançamos, aquilo que mais importa são os nossos relacionamentos com aqueles que amamos incondicionalmente e por vezes negligenciamos estes últimos para obter os primeiros. De que importa possuir muitos bens materiais se não desfrutamos da companhia dos nossos filhos e não acompanhamos o seu crescimento de perto.

3 Magia da vida
Podemos aprender com os nossos filhos a acreditar na magia da vida, tal como acreditávamos quando éramos crianças, essa magia em que tudo é possível, onde apenas a imaginação é o limite. Só usando a imaginação se pode almejar a inovar, todas as grandes evoluções que surgiram foram devido à imaginação, pois se nos limitarmos a fazer o que sempre fizemos os resultados serão os mesmos que sempre tivemos.

4 Viver o presente
Os nossos filhos ensinam-nos a viver o presente, pois eles desconhecem o passado e muito menos anseiam o futuro.Eles lidam com o presente como ele é. Sim, isso por vezes significa que eles ficam descontentes com o que lhes acontece e demonstram-no, fazendo birras por exemplo, só que a grande diferença é que passa em pouco tempo, eles não guardam rancor e continuam a se martirizar em pensamento com o que lhes aconteceu, pois passado pouco tempo já estão alegres de novo e a brincar com outra coisa qualquer.


Muito podemos aprender com os nossos filhos e para isso é preciso apenas recetividade da nossa parte, para aprender e não julgar que a função de um pai é apenas a de ensinar, de educar os seus filhos. Como pais somos orientadores e o garante que eles tem um meio seguro onde se possam expressar livremente e se conhecerem o mais possível. Lembrando sempre que o principal factor é o amor incondicional, havendo amor tudo o resto surge na medida do possível em cada momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário