quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Educar Positivamente em 5 princípios



Educar positivamente é uma escolha entre outras que poderão ser igualmente válidas para a educação dos seus filhos e essa escolha só depende de si. Lembrando que não existem receitas infalíveis e que sejam igualmente funcionais para todos os casos, no entanto existem princípios orientadores que podem ser usados de acordo com a experiência de cada um.  De seguida deixo cinco princípios para uma educação positiva:

1 Autoconhecimento
A educação dos seus filhos tem mais a ver consigo do que com os seus filhos, as suas crenças vão influenciar a forma como perceciona o comportamento dos seus filhos e como os orienta para aquilo que acha mais correto. Logo quanto melhor se conhecer melhor preparado estará para ser o pai/mãe que os seus filhos precisam.

2 Atenção plena
Significa estar presente por inteiro para os seus filhos quando está com eles, focado no momento e não divagando os pensamento por milhentas outras coisas, menos naquilo que ocorre naquele momento.Com atenção plena perceciona a realidade como ela é, sem dramatizar em demasia, sem julgamento, estando assim usando em pleno todos os recursos internos que possui para fazer face a cada situação.

3 Ser o exemplo
Devemos ser o exemplo daquilo que esperamos dos nossos filhos, porque de facto o somos, eles olham mais para aquilo que fazemos do que para aquilo que lhes dizemos. Assim se cuidar de si, será um exemplo vivo, um modelo daquilo que deseja para os seus filhos, não implicando isto que eles sejam uma cópia sua, não.A ideia é que sendo genuíno consigo os seus filhos o sejam com eles próprios.

4 Empatia
Este princípio é muito importante, pois ele diz-lhe para ver a realidade do ponto de vista do seu filho, pois os comportamentos que ele tem são de acordo com a forma como ele vê a realidade, de acordo com a sua maturidade, logo não espere que ele tenha comportamentos idênticos aos seus. Percebendo o ponto de vista dele pode estabelecer uma maior conexão com ele, aumentando os níveis de confiança dele em si e uma vontade natural para cooperar e não uma vontade imposta.

5 Amor Incondicional
Este princípio resolve todas as questões, aconteça o que acontecer, se responder partindo de um amor incondicional os laços sairão sempre fortalecidos.O amor incondicional leva-o a aceitar o seu filho como ele é, sobretudo quando ele é diferente do que esperaria que fosse.O amor incondicional elimina as barreiras de comunicação e mostra-lhe que o seu filho não é uma propriedade sua, mas sim um ser que precisa da sua orientação para se desenvolver e encontrar o seu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário