quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aprender a fazer as coisas certas



As crianças querem afeto, atenção e reconhecimento.Como pais devemos querer que os nossos filhos queriam fazer as coisas certas e não que tenham medo de fazer as coisas erradas. E para isso devemos educar pela positiva criando empatia e conexão com os nossos filhos.

Escolher sempre o amor como a principal ferramenta para os orientar nesta grande aventura que é crescer, e eles precisam de sentir que não estão sozinhos, que tem sempre o apoio afetivo dos pais.E que passa também por saberem que existem limites e eles próprios percebem que esses limites são para sua segurança e bem-estar.Sem limites como se sentiriam perdidos, sem rumo que lhes indique o caminho de um crescimento saudável.

Fazer as coisas certas passa pela noção do respeito pelo outro, perceberem que devemos tratar os outros como gostamos de ser tratados, que ninguém é superior a ninguém.Que cada um é único e imprescindível, cada um tem o seu papel, o seu espaço neste nosso universo.

Passa pela noção de que aquilo que fazemos gera efeitos e que se praticarmos sempre o bem esses efeitos serão positivos, se por outro lado, praticarmos o mal então esses efeitos serão negativos.Mas o maior ensinamento é que depende apenas deles,das suas opções e respetivas ações aquilo que serão os efeitos.Que eles são os líderes das suas vidas e isso pode-se aprender desde tenra idade.

Obviamente,que é pelo exemplo dos pais que eles melhor aprendem isso mesmo,vendo os pais serem líderes das suas vidas,sem estarem sempre como que zangados com o mundo e agindo no sentido de mudarem aquilo que acham que se deve mudar.Vendo os pais a interagirem com o mundo serve referencia,como modelo de aprendizagem.

Um dos exemplos que os pais podem dar é através da forma como lidam com eles, quando acham que o seu comportamento não é o mais adequado, pois para as crianças aquele é o comportamento adequado,pois é o que estão a fazer.
 Se os pais optarem pela ameaça de castigos sejam verbais ou mesmo físicos e até mesmo aplicarem esses mesmos castigos, estarão a fazerem as crianças respeitar a sua autoridade de pais pela força.
 Estabelecendo como referencia que o mais forte,aquele em posição de liderança pode exercer a força para fazer cumprir a sua vontade. 

Podem, no entanto, em alternativa optar por empaticamente os fazerem ver que os seus comportamentos não são o mais adequados na sua perspetiva,mostrando no entanto que compreendem o ponto de vista deles.Mas como pais que querem o melhor para os seus filhos preferem que tenham outro comportamento naquele situação especifica.

Quando devidamente explicado e fazendo-os ver que são compreendidos, as crianças aceitam aquilo que os pais lhes pedem e como querem fazer tudo para agradar aos pais, por forma a se sentirem aceites e integrados na família, as crianças gostam de fazer aquilo que os pais dizem que é o certo a fazer.



Sem comentários:

Enviar um comentário