quinta-feira, 5 de abril de 2012

Conexão com os filhos



É através da conexão que se fortalecem os laços com os nossos filhos, a conexão é a manifestação do nosso amor por eles,um amor que é incondicional.Para isso temos que ver a criança como ela é de facto,ou seja, para lá dos seus comportamentos e atitudes.

 Na verdade quando eles fazem birras é o momento em que eles mais precisam de sentir a conexão connosco,sentir que são entendidos, que aquilo que eles estão a sentir e que não conseguem lidar de uma forma que para nós não tem razão de ser,mas que para eles é a única forma que teem para lidar com ela.

As birras tem a ver com o despoletar dos instintos de sobrevivência básicos e que ocorrem devido ao estado de evolução da criança,enquanto adultos já estamos totalmente desenvolvidos,mas a crianças não.Daí aquilo que para nós não justifica determinada reação,para eles faz todo o sentido,pois é uma reação instintiva e não racional.

Nesses momento aquilo que eles menos precisam é que os pais reajam com descontrole emocional,pois isso só irá agravar o estado deles.Se por outro lado os pais reagirem com serenidade e plena atenção ouvindo a criança, e percebendo o que ela quer comunicar, estará a reforçar a sua conexão com ela.

A criança sente que é atendida,que é valorizado o que ela está a vivenciar, em vez de usar expressões do tipo "isso não dói nada.."; "não sabes o que estás a dizer..".Pois este tipo de expressões só servem para alimentar a sensação de insegurança e incompreensão da criança, contribuindo para que ela se desconecte dos pais.

Pode usar expressões do tipo, "vejo que isso te afecta..."; " percebo que te esteja a doer,mas..."; " diz-me o que estás a sentir...", etc. Este tipo de expressões fazem a criança perceber que o que ela diz é importante para os seus pais,que eles levam em conta aquilo que ela sente e que estão ali para a ajudar a lidar com o que está a sentir.Que estão disponíveis para a orientar na aprendizagem dela mesma e de como pode lidar com o que lhe acontece.

A nossa reação às birras da criança é um ensinamento que lhes estamos a dar para situações futuras,não podemos esperar que elas hajam com serenidade quando nos veem a reagir ao comportamento delas sem essa serenidade,se a nossa resposta ao comportamento delas for agressivo,ainda que apenas verbalmente.
É óbvio que os pais também são humanos e por vezes também erram,mas através de uma tomada de consciência e de uma prática continuada pode-se mudar comportamentos e atitudes, é uma escolha que só depende de nós.E se mudarmos a forma como percionamos a nossa realidade, a nossa realidade muda também.


Sem comentários:

Enviar um comentário