terça-feira, 3 de abril de 2012

Pais perfeitos


Os pais perfeitos são aqueles que amam incondicionalmente os seus filhos,que os aceitam como eles são.Estes pais também erram,pois a questão não está em não errar,em fazer sempre aquilo que é o mais certo.Até porque quem decide o que é mais certo ou mais errado,o conceito de certo e errado varia muito de pessoa para pessoa, de cultura para cultura.E mesmo dentro de cada um destes esses conceitos vão variando ao longo do tempo.

O importante é aprender com os erros que se cometem e saber que nunca é tarde para escolher de novo e mudar fazendo diferente do que se fez até então.Pois o passado só nos condiciona na medida em que o permitamos, a nossa vida acontece apenas no presente e é ai que vivemos e que fazemos as nossas escolhas.

Existem muitas ideias sobre a educação e muitas regras sobre o que é certo e errado,mas aquilo que é certo  para cada família é o que funciona para essa família,desde que a segurança e o bem estar da criança esteja salvaguardado.

As crianças não são propriedade dos pais para que estes possam dispor à sua vontade sobre o que fazer com eles,enquanto pais foi-nos presenteado pela vida a oportunidade de partilhar a nossa existência com estes seres maravilhosos e nessa partilha todos temos a aprender uns com os outros.

E havendo amor criam-se as condições para que cada um se possa expressar e desenvolver, enquanto adultos os pais devem orientar os seus filhos nesse processo de descoberta,incentivando-os a se conhecerem, proporcionando que o possam fazer em segurança e que os filhos saibam que os pais estão sempre do lado deles,ainda que por vezes isso seja contrariar e dizer não às suas vontades. 
Educar positivamente tem a ver com respeitar as nossas crianças como seres de pleno direito, perceber que nas diferentes idades a sua forma de ver o mundo vai mudando,não se pode pedir a uma criança que tenha o mesmo nível de entendimento de um adulto e que se comporte como um adulto. É através da empatia,procurando ver como eles veem as coisas que acontecem que melhor poderemos estabelecer uma ligação forte com os nossos filhos, fomentando que haja confiança e um espaço onde todos se podem expressar livremente, com respeito e acima de tudo com amor.

Pais perfeitos amam cada momento de partilha,amam por inteiro, aceitando aquilo que sejam os defeitos tal como as virtudes dos nossos filhos, nesta caminhada que é a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário