quinta-feira, 29 de março de 2012

Aquilo que todos os pais deviam saber.


Os neurocientistas cognitivos concluem que a mente auto-consciente contribui com cerca de 5% para a nossa atividade cognitiva e os restantes 95% resultam da atividade da mente subconsciente, isso significa que 95% das nossas ações,decisões e emoções resultam desta atividade subconsciente.

E aqui é que está a informação que é relevante todos os pais e educadores tenham conhecimento,porque tudo aquilo que enquanto pais e educadores fazemos, seja pelas nossas palavras,pelas nossas ações quer diretamente relacionadas com os nossos filhos quer quando eles nos veem a interagir com os outros.São registadas pela mente subconsciente dos nossos filhos e isso ocorre assim sem filtros até à idade de seis anos.Assim quando um pai faz um comentário frequente sobre o comportamento do seu filho,por exemplo dizendo és mesmo desastrado, a criança não absorve esse comentário como algo que tem a ver apenas com algo que acontece naquele momento,logo esse desastrado é uma condição temporária,mas sim como uma condição permanente que define quem ela é,estabelecendo assim uma crença.

Este tipo de ações e declarações entram diretamente no subconsciente da criança e porque o papel da mente é que haja coerência entre os seus programas,aquilo que vai registando e a sua vida real, isso induz comportamentos condizentes com essas crenças e que surgem de uma forma automática e que justificam as crenças plantadas no subconsciente.

Estando assim a moldar a personalidade que se irá manifestar ao longo da vida daquela criança e depois na vida de adulto. Segundo esses estudos cientificos é nos seis primeiros anos de vida que se formulam todas as crenças que moldam a personalidade do humano.

Dai a importância enquanto pais e educadores  de sermos o exemplo da formação que queremos que os nossos filhos tenham,tendo cuidado com os ambientes em que eles estão inseridos nessas idades e nas pessoas com quem eles passam mais tempo.

Para além dos programas comportamentais que herdam geneticamente dos pais, que são as perceções adquiridas da natureza, a principal fonte das perceções que as crianças adquirem vem das memórias de experiências transferidas para a mente subconsciente. E essas memórias começam a formular-se desde o feto, se a mãe está feliz ou não,os medos que vai tendo na gravidez,etc.

E como foi dito atrás,quando nascem através da educação que recebem que absorvem sem filtros.Pois durante os primeiros seis anos de vida a quantidade de informação que uma criança está exposta é imensa e a sua mente grava todas as  experiências sensoriais, como aprender a comunicar,aprender a andar, todos os comportamentos que observa ao seu redor. Que moldam o carácter do individuo.

Nos diversos estudo efetuados,nomeadamente o estudo de ondas cerebrais em adultos e crianças, as leituras de eletroencefalograma revelam que a atividade elétrica neural está relacionada com diferentes estados de consciência.Num adulto exitem pelo menos cinco níveis de frequência e que são:

Atividade do cérebro   Intervalo de frequência   Estado adulto associado
Delta                   0.5- 4 Hz                            Dormir/inconsciente
Teta                      4 - 8 Hz                               Imaginação/sonho
 Alfa                    8 -12 Hz                              Consciência calma
    Beta                12 - 35 Hz                          Consciência focalizada                                                        Gama                      > 35 Hz                          Pico de desempenho
 

A atividade predominante no cérebro da criança nos dois primeiros anos de vida é Delta e Gama.Entre os dois e os seis anos de idade é principalmente em Teta, ou seja passam grande parte do seu tempo a misturar o mundo imaginário com o mundo real.Só a partir dos seis anos que o estado predominante é Alfa, ou seja de consciência calma. A partir dos doze anos a criança manifesta todos estes estados com predominância para o estado Beta de uma consciência focalizada.

Isto significa que até aos seis anos as crianças operam em níveis baixos de frequência,as frequências delta e teta definem um estado cerebral conhecido como um estado de transe hipnogógico, como que em hipnose permanente, ou seja sem filtros, todas as experiências da criança entram diretamente para o seu subconsciente.Elas estão como que a ser programadas pelo meio em que estão inseridas.

Esta informação é útil para enquanto pais melhor pudermos perceber os comportamentos das crianças e o porque de terem determinadas atitudes e acima de tudo percebermos que elas percecionam o mundo de uma forma muito diferente daquela dos adultos,logo não se pode esperar que os seus comportamentos sejam tal como o dos adultos, com uma capacidade plena para saber aquilo que é o mais certo ou errado em cada momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário