segunda-feira, 26 de março de 2012

Estar plenamente presente.


Se procura formulas mágicas que resolvam todos os seus problemas e dúvidas ao educar os seus filhos,deixe que lhe diga que elas não existem.Cada caso é um caso pois todos nós somos diferentes uns dos outros,a história de cada um necessita de diferentes abordagens.

O comportamento dos seus filhos tem mais a ver consigo mesmo que com os seus filhos,se pretende soluções que  resolvam as suas dificuldades em lidar com o comportamento deles, o lugar onde as vai encontrar é dentro de si.Quanto mais autoconhecimento tiver melhor estará preparado para perceber,primeiro e lidar depois com os seus filhos.

Todas as ideias formadas e crenças que tem sobre si e sobre a vida em geral refletem-se na sua realidade, esta é um espelho do seu interior.

Repare que há dias em que as coisas correm melhor do que em outros dias,mesmo quando o comportamento dos seus filhos não seja aquele que acha adequado, a forma como lida com eles não é igual.Aquilo que muda é apenas o seu estado de espírito e isso faz toda a diferença nos acontecimentos do seu dia-a-dia.

Mais importante do que aquilo que lhe acontece é a forma como você reaje ao que lhe acontece,a sua reação é à interpretação dos acontecimentos e não aos acontecimentos em si.É a sua interpretação,é o significado que atribui a esses acontecimentos que servem como justificação à resposta que dá a esses acontecimentos.

Aquilo que considera um comportamento desadequado dos seus filhos não o é aos olhos deles e sendo você o adulto, deve ter o cuidado de criar empatia com os seus filhos,procurando ver as coisas da perspectiva deles e lembrar que eles são crianças não são adultos.A forma como eles avaliam o certo e o errado é diferente da sua, não espere que eles tenham um comportamento e entendimento de um adulto.

Por outro lado interrogue-se porque é que determinado comportamento dos seus filhos o tiram do sério,o que em si despoleta essa reação, de que forma isso define a pessoa que você é e quanto mais consciente de si estiver mais atenção plena pode dispensar em cada momento e mais naturalmente irá proceder com os seus filhos. 

E acabará por reparar que o comportamento deles muda na medida em que consiga estar plenamente presente e centrado no seu Ser.


Sem comentários:

Enviar um comentário