segunda-feira, 12 de março de 2012

O principal fator da educação





O principal fator da educação é dar o exemplo, as nossas crianças aprendem mais pelo que nos vêem fazer do que pelo que lhes dizemos para fazer. Elas absorvem tudo sem filtros, não adianta o antigo ditado popular do "olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço", pois elas precisamente olham mais para o que fazemos do para o que dizemos.

De nada serve pedir a uma criança que seja organizada para não ter brinquedos espalhados por toda a casa, se por exemplo vê os objetos do Pai espalhados pela casa,como por exemplo livros,jornais ou os chinelos.

Não se espere que ela peça por favor quando quer alguma coisa,quando ela observa os pais entre eles a pedirem as coisas sem pedirem por favor,ou que ela permaneça sentada à mesa até ao final da refeição, se ela vê os pais a levantarem-se sem pedir licença aos presentes.

Podem parecer pequenas coisas,mas são coisas essenciais, como eles estão atentos eles percebem quando os pais são congruentes entre aquilo que dizem e aquilo que fazem.

Mas acima de tudo convém referir que comportamento gera comportamento, é aqui que está a base do dar o exemplo.O nosso comportamento perante as mais diferentes situações da vida servem de referencia para os nossos filhos.

Enquanto pais somos um manual interativo de aprendizagem para os nossos filhos.

Por exemplo não podemos esperar que eles sejam calmos e educados com os seus colegas, se quando os vamos levar à escola estivermos em constante despique e insultando os outros condutores por eventuais erros que tenham cometido no trânsito, ou se não respeitarmos as regras de trânsito.

Querendo nós filhos positivos e confiantes o nosso discurso não pode ser de constante critica, quer à situação do pais,quer aos políticos, quer dizendo mal de alguém, seja da família,seja alguém do emprego, etc.

Lembre-se sempre que eles estão sempre atentos a tudo o que fazemos,mesmo quando pensamos que não estão.Lembre-se de se comportar como deseja que os seus filhos se comportem, é no seio da família que eles recebem a educação,não se espere que seja na escola que eles venham a ser educados.


Sem comentários:

Enviar um comentário