quarta-feira, 7 de março de 2012

Factor essencial na educação é a empatia.



A empatia é essencial na educação, e empatia é estabelecer ligação com o outro, é ver o outro como ele é.
É tal como se vê na imagem,calçar os sapatos do outro, ou seja colocar-se no lugar do outro e ver a situação do seu ponto de vista.

Ao educarmos os nossos filhos e quando analisamos o seu comportamento a empatia é essencial para podermos lidar com ele com equilíbrio e justeza.

Aquilo que para nós nos parece um comportamento errado, não o é na perspetiva deles.E eles vêem o mundo a partir do ponto de vista deles e não da maneira que nós vemos.E para melhor podermos comunicar com eles devemos sempre fazer um esforço por ver o ponto de vista deles.

Por vezes quando o comportamento deles origina uma reação negativa da nossa parte,ou seja, quando nos tira do sério, e sim isso acontece e é natural que aconteça.Em primeiro lugar devemos evitar reagir a "quente" pois isso induzirá uma reação mais brusca,seja através da elevação da voz,seja nalguns casos uma reação física.

E aqui, quero frisar que do meu ponto de vista bater nunca é solução para nada,pelo contrário transmite um exemplo errado de como reagir perante situações que nos desagradam. Em muito menor grau o mesmo se aplica ao berrar e aqui confesso que é um dos aspetos que tenho vindo a trabalhar em mim,pois em situações extremas ainda recorro a ele. A diferença é que através desse trabalho que venho realizando o meu tempo de tomada de consciência quando reajo assim é muito mais rápido e corrijo de imediato.

Mas perante esses comportamentos que consideramos errados é através da empatia que encontraremos a solução para lidar com essa situação. Em primeiro lugar devemos garantir a segurança da criança,quando tal se aplique, e depois reconhecendo a vontade dela em praticar tal comportamento. O que a levou a ter esse comportamento.

E aqui é importante referir ser muito importante não confundir o comportamento com a criança, uma coisa é o que ela é, outra é o que ela faz.Dai que recriminar a criança catalogando-a como má,ou desleixada, ou preguiçosa,etc. Estamos a definir a criança em vez de nos focarmos no comportamento, esse sim é que pode ser mau,desleixado, ou preguiçoso. Através da empatia fazemos bem essa distinção.

Ao analisar o comportamento dos nossos filhos devemos ver se no lugar deles faríamos o mesmo, se teríamos um comportamento idêntico, tendo em conta a idade deles e o seu grau de desenvolvimento.
A empatia permite criar espaço para que os nosso filhos expressem aquilo que sentem e que os levou a ter tal comportamento. E dar-lhes a entender que estamos lá para os ajudar a lidar com essa situação e não para os castigar.


Sem comentários:

Enviar um comentário