quinta-feira, 15 de março de 2012

Estabelecer limites


Educar positivamente passa também por estabelecer limites, devemos ensinar às nossas crianças que existem limites no comportamento de cada um.Em primeiro lugar pela própria segurança das crianças, por exemplo devem saber que não podem brincar com facas porque estas podem ferir gravemente,ainda que elas não o vejam assim à partida.

 Isto falando da segurança física,mas também falamos da segurança emocional, os limites deixam a criança saber que não estão sozinhas a lidar com as suas emoções, que os pais estão ao seu lado para as ajudar a lidar com os seus sentimentos e frustações.Sem limites elas acabam por se descontrolar numa escalada emocional, sem perceber muitas das vezes porque é que sentem o que sentem e como não tem referências ficam um pouco perdidas.

Havendo limites criados numa base de respeito mútuo e com empatia, a criança sente que aconteça o que acontecer tem sempre alguém ao seu lado para a ajudar a lidar com as situações,ainda que na maior parte das vezes essa ajuda seja apenas uma presença silenciosa enquanto eles lidam com o que estão a sentir.

Os limites ensinam que escolhemos tratar os outros como gostamos de ser tratados,que por vezes aquilo que gostaríamos de fazer irá prejudicar os outros e que na verdade tudo aquilo que fazemos aos outros estamos a fazer a nós próprios também.

 É importante ensinar a noção de causa efeito, que todas as nossas ações surtem um efeito e que este poderá ser positivo ou negativo para nós,mas deve-se realçar que temos o poder de escolher aquilo que vamos obter,pois se praticarmos boas ações,ou seja se agirmos com amor, tudo o que daí advir será igualmente bom.

Se por outro lado agirmos de uma forma desconsiderando os outros o que daí resultará não será bom para nós,ainda que por vezes no imediato pareça que se ganha alguma coisa,mas ao longo do tempo verifica-se que assim não é.

Tudo o que semeamos iremos colher e multiplicado.

Ensinar empaticamente,ou seja tendo em atenção o ponto de vista da criança e do seu nível de entendimento que varia em função da sua idade, que os limites são úteis para criar a cada momento aquilo que é o melhor para todos, e que origina que haja harmonia.

 A harmonia não implica que não haja discordância,mas sim que existe respeito pela opiniões uns dos outros,ainda que sejam diferentes das nossas.




Sem comentários:

Enviar um comentário