sexta-feira, 23 de março de 2012

Educar para uma vida feliz


Como pais todos queremos o melhor para os nossos filhos e que cresçam felizes com saúde. Por vezes queremos tanto que eles sejam felizes que fazemos tudo para que estejam seguros e fazemos tudo aquilo que achamos que é o melhor para eles 

E no entanto será sempre o melhor para eles?

Será que fazendo com que estejam sempre debaixo da nossa alçada é o melhor para eles?

Na minha opinião devemos permitir espaço para que eles se possam descobrir,pois se estivermos sempre a orienta-los, se quisermos que eles passem por entre as gotas da chuva eles nunca saberão o que é a chuva e o que é sentir a chuva a cair no rosto.

Isto para dizer que é vivênciando as coisas que eles melhor se podem conhecer e como se podem relacionar com o mundo à sua volta. Tendo eles a noção que os seus pais estão sempre disponíveis para eles e para os orientar nas sua descobertas.

 Como pais devemos lhes providenciar um ambiente seguro e acima de tudo pleno de amor para que eles possam crescer e experimentar a vida em cada momento. A melhor forma de os educarmos para serem felizes é sendo nós próprios felizes e isto não significa que não possamos ter momentos de tristeza,momentos difíceis, aquilo que lhes podemos ensinar é dando o exemplo através da forma como eles nos veem a reagir nesses momentos.

Dar o exemplo que independentemente das vezes que cairmos aquilo que mais importa é levantar de seguida e continuar em frente.É vivermos focados no momento presente e não agarrados a rancores passados ou em constante conflito com a situação ao nosso redor.

Educar para uma vida feliz é ensinar-lhes que eles controlam a sua vida,que eles são responsáveis por criar a vida que desejam,E isso acontece através das atitudes, deles através do seu comportamento, fazendo-os ver que comportamento gera comportamento,que devemos fazer aos outros aquilo que gostamos que nos façam a nós.

Esta é a regra de ouro para uma vida feliz,que eles percebam que somos todos um,que estamos todos ligados,ainda que sejamos diferentes. E aqui pode dar o exemplo do corpo humano que é constituído por diferentes partes que formam o todo,fazendo com que funcione em pleno.


2 comentários: