quarta-feira, 21 de março de 2012

Mais autoconhecimento, melhor pais.


O comportamento dos filhos tem mais a ver com os pais do que com os próprios filhos.Isto quer dizer que quanto mais conscientes de si forem os pais,quanto mais auto conhecimento tiverem,melhor será a sua relação com os seus filhos,melhor poderá ser a educação que dão aos seus filhos.

Por isso se tem tido dificuldade no seu relacionamento com os seus filhos e procura uma solução o lugar onde a vai encontrar é dentro de si.Podendo recorrer a ajuda especializada para entrar em contato com a sua essência,para melhor se conhecer se achar que sozinho lhe é difícil.

Estar consciente é saber que a sua realidade é um espelho do seu interior,assim sendo, tudo o que acontece na sua vida não é por acaso.Todas as situações servem de sinalização de aspectos que veio trabalhar por forma a evoluir,a elevar o seu nível de consciência.

As situações mais difíceis e as pessoas que mais exigem de nós,sejam as que mais nos desagradam,as que temos mais conflitos,sejam as que mais precisam de nós.São na verdade os nossos maiores aliados nesta caminhada evolutiva,pois são eles que nos fazem tomar consciência das situações que mais mexem connosco, que nos levam a entrar em contacto com aspectos nossos que conscientemente evitaríamos,com o lado escuro do nosso ser, mas também a descobrir toda a luz e amor que existe em nós.

E se o comportamento do seu filho é problemático ou apenas difícil a espaços, aproveite essas situações e veja que emoções se libertam em si nesses momentos,que aspectos seus se afloram.de que forma aquele comportamento leva a que reaja da forma como reage.Pois aquilo que mexe mais consigo,não é o comportamento em si do seu filho,mas sim aquilo que você perceciona nesse comportamento,no significado que atribuí a esse comportamento.

E quanto melhor souber dissociar os comportamentos dos significados que lhes atribui melhor preparado estará para lidar com eles e ajudar o seu filho a lidar com as situações.Quanto mais centrado no momento,quanto mais presente conseguir estar, melhor irá aceitar o que acontece pelo que acontece e não a sua interpretação do que acontece.

Estará assim a exemplificar, a educar o seu filho a não perder a calma, a reagir aos acontecimentos com serenidade.Relembre-se que eles aprendem mais pelo que veem os pais fazer do que pelo que os pais lhes dizem.Como pais somos os modelos a seguir pelos nossos filhos.
Poderá dizer que é mais fácil falar do que fazer,que há situações que lhe é impossível manter a calma.
Aquilo que lhe digo é que é simples porque possuímos todos os recursos em nós, será mais fácil ou difícil de acordo com cada um de nós, com o nível de consciência de cada um.Mas não se preocupe isto é um processo que só praticando poderá evoluir,aquilo que é preciso da sua parte é desde logo a vontade e disponibilidade para evoluir.

É estar recetivo a viver o momento presente sem julgamentos e aceitando o que acontece como acontece e crescer com isso.Acima de tudo o seu recurso principal é o amor,amar incondicionalmente o seu filho e fazê-lo saber disso mesmo,que independentemente do comportamento dele, o seu amor por ele não está em causa.


Sem comentários:

Enviar um comentário